DICAS DE COMO SOCIALIZAR UM CÃO...
>Não obrigue o cão a brincar com outros animais logo no início do processo. Ele deve poder observar o comportamento de outros pets sociáveis, e se acostumar a ambientes com pessoas e pets desconhecidos antes de interagir com eles, recebendo recompensas por bons comportamentos e repreendas por demonstrações de agressividade.
>Ao apresentar seu cão para outros animais, certifique-se de que o outro pet é calmo e recebe bem a aproximação de amiguinhos. Acariciar o cão desconhecido pode ser uma boa opção para mostrar que ele não oferece perigo ao seu pet – no entanto, isso deve ser evitado em casos que o cachorro se mostra muito ciumento e possessivo em relação ao dono, já que ele pode se tornar ainda mais agressivo ao ver seu dono brincando com um desconhecido.
>Introduza novas pessoas e animais na vida do seu pet de maneira gradual, e não tente apresentar muita coisa a ele de uma só vez.
Tenha paciência com seu pet. O processo pode não funcionar logo de início, mas a insistência e a constância trazem ótimos resultados.
>Converse com um médico veterinário de confiança para descobrir novas técnicas e, se for possível, contrate um profissional de adestramento, pois ele pode ajudar bastante a acelerar o processo de socialização dos cães.
>Ao executar qualquer método no sentido de ajudar seu pet a interagir com o mundo, imponha-se! O animal deve saber que é você quem está no comando, pois, somente dessa forma ele poderá entender suas recompensas e repreendas, aprendendo qual tipo de comportamento é o ideal.
>Não permita que o cão seja agressivo quando tiver um contato mais próximo de outras pessoas ou animais. Diga “NÃO” de maneira firme, e puxe sua guia com firmeza em situações desse tipo, afagando o animal quando ele estiver mais calmo.